terça-feira, 28 de dezembro de 2010

ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA.

O título do blog é preciso em revelar seu objetivo, compartilhar com aqueles que forem generosos em acessá-lo os botecos, pagodes, restaurantes, etc., etc. visitados/descobertos em nossas andanças.

Assim, nada mais justo que iniciar nossas dicas com a cidade que resume o espírito com que iremos conduzir o blog, RIO DE JANEIRO, a CIDADE, de fato e de direito, MARAVILHOSA.

As dicas do Rio serão constantes por aqui, então vou começar pelo que melhor representa a cidade, o SAMBA.

Para quem quer conhecer de fato o samba carioca deve fugir do roteiro turístico. A Lapa com todo seu apelo é para turista. Casas como "Carioca da Gema", "Sacrilégio" e "Rio Scenarium", que certamente devem ser conhecidas, têm uma ótima programação musical, ambientes bem cuidados, bom atendimento, mas tudo é feito para os inúmeros turistas que lotam a noite do mais boêmio bairro do Rio.

Para se conhecer de fato o samba carioca uma boa opção são as quadras das Escolas de Samba. Sendo algumas bem localizadas e seguras elas também fazem a farra dos turistas, porém, por estar dentro nas suas respectivas comunidades o clima é muito diferente das casas puramente comerciais. Uma boa dica é chegar cedo, pois além de conseguir uma mesa estrategicamente localizada perto do palco ou da bateria (parte dela) da Escola, geralmente se pode curtir um bom samba de raiz tocado por grupos da própria comunidade.

Uma experiência inesquecível em relação às quadras das Escolas de Samba foi minha primeira visita a famosa "Estação Primeira de Mangueira". Confesso que ao chegar não tive boa impressão do lugar, contudo minhas preocupações se esvaíram ao entrar na quadra. Não sei se por não ser ainda a alta estação do Samba, mas encontrei um local agradável, com pessoas simples e receptivas que fizeram tudo para nos deixar a vontade. O início da noite foi com um dos grupos locais antes citados. Em seguida, comandados pelo Luizito, interprete  que substituiu o inesquecível Jamelão, começou um show de sambas históricos da Escola, onde passistas, mulatas, a Rainha da Bateria, os Casais de Porta Bandeiras e até o Presidente da Escola, o percursionista Ivo Meireles, participaram de uma espécie de desfile interagindo com os presentes. Para finalizar a noite, aconteceu mais uma etapa eliminatória dos Sambas Enredos para o Carnaval daquele ano (2010). De fato uma noite inesquecível.

Portanto, estando no Rio não deixem de conhecer a quadra da Mangueira. Outra dica, e essa vai para quem quer ver as celebridades, é a quadra do Salgueiro, ouvir a Furiosa (como é conhecida a bateria da Escola) em sua quadra é impagável... e de quebra você ainda pode esbarrar na Viviane Araújo, Dani Sperle e outras musas, acreditem, vale a pena.

Ah! Já ia esquecendo. Além da cerveja estupidamente gelada, experimentei na quadra da Mangueira o melhor “frango a passarinho” da minha vida. 10. Nota 10!


Show inicial - Sambão de qualidade





Que Mulata!



Gigi e Renata Santos - Rainha da Bateria.

Gigi e o Presidente Ivo Meireles


Nenhum comentário:

Postar um comentário