quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

CLUBES x VERBA DE TELEVISIONAMENTO

Como havia sido prometido, abaixo a integra do expediente que será encaminhado ao Governador Simão Jatene através do Deputado Federal Arnaldo Jordy, tratando da distribuição da renda do televisionamento do Campeonato Paraense 2011 entre outros.

___________________________
Belém, 20 de janeiro de 2011.
Ofício nº 001/2011

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
AT. Exmo. Sr. Simão Jatene
GOVERNADOR

Exmo. Sr. Governador do Estado do Pará

ÁGUIA DE MARABÁ FUTEBOL CLUBE, agremiação desportiva com sede na cidade de Marabá/PA, nesta representado por seu Presidente estatutariamente eleito, Sebastião Ferreira Neto; CAMETÁ SPORT CLUB, agremiação desportiva com sede na cidade de Cametá/PA, nesta representado por seu Presidente estatutariamente eleito, Benedito Fernando Pereira Camarinha; CASTANHAL ESPORTE CLUBE, agremiação desportiva com sede na cidade de Castanhal/PA, nesta representado por seu Presidente estatutariamente eleito, Francisco Gilberto Pereira Corrêa; INDEPENDENTE ATLÉTICO CLUBE, agremiação desportiva com sede na cidade de Tucuruí/PA, nesta representado por seu Presidente estatutariamente eleito, Wanderley da Silva Santos; SÃO RAIMUNDO ESPORTE CLUBE, agremiação desportiva com sede na cidade de Santarém/PA, nesta representado por seu Presidente estatutariamente eleito, Rosinaldo Batista do Vale; e TUNA LUSO BRASILEIRA, agremiação desportiva com sede na cidade de Belém/PA, nesta representado por seu Presidente estatutariamente eleito, Fabiano Antônio Siqueira Bastos, TODOS disputantes da 1ª Divisão do Campeonato Paraense de Futebol, Divisão de Profissionais, no certame de 2011, vêm, a presença de V. Exª., expor e requerer o que segue:

1.         No início de 2009, alguns dos Clubes disputantes do PARAENSE daquele ano foram surpreendidos com a notícia que o referido Campeonato seria televisionado pela TV CULTURA, emissora vinculada à FUNTELPA.
1.1.     Contudo, é importante informar que na verdade toda a negociação para o referido televisionamento já vinha ocorrendo há algum tempo, mas se restringindo somente à FPF – Federação Paraense de Futebol, e os também disputantes Clube do Remo e Paysandú Sport Club.

2.         Na ocasião foi informado que a contrapartida do televisionamento seria o repasse aos Clubes de R$ 50.000,00 (cinqüenta mil reais), notícia que deixou todos contentes haja vista se tratar, o que notório, de uma competição deficitária.

3.         Ocorre que foi omitido que pelos mesmos direitos, os disputantes Clube do Remo e Paysandú Sport Club receberiam MAIS DE R$1.200.000,00 (UM MILHÃO E DUZENTOS MIL REAIS), EM ABSURDO E INSUPORTÁVEL TRATAMENTO DESIGUAL.

4.         Infelizmente pelo iminente início do Campeonato e arrocho financeiro por que passavam (e passam) os Clubes, a referida situação foi forçadamente aceita.

5.         Mesmo tendo sido aceito o acordo com bases tão desproporcionais a discussão não cessou, haja vista que por iniciativa dos Deputados Alexandre Von e Ítalo Mácola, entre outros, foi realizada uma Sessão Especial na Assembléia Legislativa do Pará para tratar da promoção desta enorme desigualdade patrocinada com dinheiro público. Na ocasião foi enviado expediente ao Poder Executivo cobrando explicações em relação ao assunto, contudo, de forma prática nada mudou, restando aos Clubes, pelas circunstâncias, aceitar esta verdadeira humilhação imposta pelos mentores do Contrato.

6.         A esperança de mudança deste cenário humilhante surgiu com a campanha eleitoral de 2010, quando foi noticiado que se eleito este Governo iria rever esta situação e dividir de forma mais democrática e isonômica a verba destinada pela FUNTELPA. Este sentimento foi reforçado por V. Exª. quando, em entrevista ao “Bom Dia Pará” do dia 03/01/2011, ao afirmar que o novo Governo iria desenvolver uma política para contemplar todo o futebol do Pará e não só Remo e Paysandú.

7.         Infelizmente não é o que esta se vendo, pois no início desta semana foi informado que ao contrário do que ostensivamente divulgado pela imprensa, o antigo contrato assinado com a gestão passada não havia sido denunciado a pedidos da própria FUNTELPA e assim iriam ser mantidas para o Campeonato deste ano as mesmas disposições anteriores, ou seja, MAIS DE UM MILHÃO PARA UNS (Remo e Paysandú) e MENOS DE CINQUENTA MIL PARA OUTROS (o resto, na amplitude do termo).

8.         Não querendo e podendo acreditar que as promessas e afirmações deste novo Governo e, especialmente, de V. Exª. não passaram de mero exercício de retórica, é que os Clubes signatários solicitam uma audiência para tratar do assunto o mais rápido possível, uma vez que o PARAENSE 2011 já inicia no próximo sábado, 22/01/2011.

9.         Sabedores do bom acolhimento das nossas solicitações, aproveitamos o ensejo para manifestar nossos votos de apreço e elevado estima, além de sucesso para esta nova Gestão.

Atenciosamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário