sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

DR. VICENTE JOSÉ MALHEIROS DA FONSECA E O HINO DO PANTERA.

Como citado no artigo “SÃO RAIMUNDO E. C. – HINO OFICIAL” postado em 09.01.2011, o Hino Oficial do Pantera Negra Santareno é de autoria do saudoso Alvinegro Maestro Isoca, que o compôs a pedido do então Prefeito e Presidente do Clube Everaldo Martins.
Com o passar dos anos a letra e a música do Hino Oficial se perderam e a atual Diretoria buscava de todas as maneiras recuperar esta verdadeira relíquia, não só pelo resgate histórico como, também, pela sua “genética”, já que pouco Clubes tem o orgulho de ostentar um hino de autoria tão ilustre.
Por isso, foi com muita satisfação e alegria que transcrevemos do Blog do Jornalista Jeso Carneiro a letra do Hino postada na mesma data pelo Dr. Vicente José Malheiros da Fonseca, filho do autor e também musicista. Na mesma ocasião enviamos mensagem eletrônica ao Dr. Vicente Malheiros agradecendo a divulgação da letra e solicitando a gravação do Hino.
Ontem, 13.01.2011, recebemos duas atenciosas mensagens do Dr. Vicente Malheiros que por suas riquezas de detalhes em relação ao Hino e por relatar uma importante parte de sua obra gostaria de compartilhá-las com todos os leitores do blog (destaques nossos).
1ª MENSAGEM____________________

Prezado Dr. André Cavalcante,

Em atenção a seu pedido e em homenagem ao "Pantera", envio, em anexo, o "HINO DO ‘SÃO RAIMUNDO ESPORTE CLUBE’" (letra e música de Wilson Fonseca, maestro Isoca, meu saudoso pai), com arranjo que eu escrevi para Coro, Orquestra de Sopros, Percussão e Piano: partituras ("grade" e partes individuais de cada instrumento e do canto), letra, capa e arquivo "midi" (execução simulada por computador).

Esta mensagem contém 31 anexos.

Eis o efetivo instrumental (além do canto – coro em uníssono):

Flautim Dó
1ª Flauta Dó
2ª Flauta Dó
1º Clarinete Sib
2º Clarinete Sib
Clarinete Baixo Sib
1º Sax-Alto Mib
2º Sax-Alto Mib
Sax-Tenor Sib
Sax-Barítono Mib
1ª Trompa Fá
2ª Trompa Fá
1º Trompete Sib
2º Trompete Sib
1º Trombone Dó
2º Trombone Dó
Trombone Baixo
Eufônio Sib
Tuba Sib
Contrabaixo
Percussão (Pratos, Caixa e Bombo)
Vibrafone
Piano

...

Observações:

  1. além das partes individuais de cada instrumento da percussão, remeto uma pequena "grade" da percussão (pratos, caixa e bombo);
  2. além da tuba sib, o arranjo contém a partitura do contrabaixo elétrico, para imprimir mais "peso" no baixo.

...


Veja a letra do hino:

HINO DO SÃO RAIMUNDO ESPORTE CLUBE
Letra e Música: Wilson Fonseca (1969)

Neste canto vibrante de fé,
Vamos todos com alma sincera
Levantar nosso brado, de pé,
Ao valente e altivo “PANTERA”.

Os teus feitos te envolvem de glórias
Conquistadas por bravos, por fortes.
Em tuas lutas se buscas vitórias,
Tens por mira elevar os esportes.


Estribilho
“São Raimundo” de raça, querido
Alvinegro que o povo quer bem,
Nos gramados tu és sempre aplaudido
Pois teu nome traduz Santarém.

“São Raimundo” de raça, querido
Alvinegro que o povo quer bem,
Nos gramados tu és sempre aplaudido
Pois teu nome traduz Santarém.

(...)

Escrevi também um arranjo mais simples para Canto e Piano.

Não sou torcedor do "São Raimundo", mas do "São Francisco Futebol Clube de Santarém", o 'Leão Azul' da Pérola do Tapajós.

O "São Francisco" também tem o seu hino, de autoria de Emir Bemerguy.

Para o 'Leão Azul' eu compus, em 1973, o hino-marcha "Preito ao São Francisco Futebol Clube de Santarém", cuja letra está na sua comunidade no Orkut:


Aliás, meu pai torcia pelo Vasco da Gama e eu, pelo Flamengo, no Rio de Janeiro. Em São Paulo, ele torcia pelo "São Paulo" e eu torço pelo Palmeiras. Em Belém, ele torcia pelo Clube do Remo e eu, pelo Paysandu.

Todavia, na música torcemos pelo mesmo time: o time da boa música!

Por isso, não posso negar a beleza de mais este hino composto por Wilson Fonseca, em 1969, tempo áureo do futebol santareno, quando o "São Raimundo" esteve sob o prestígio do Dr. Everaldo Martins (Prefeito Municipal de Santarém, nos períodos de 1963-1967 e 1971-1974), que também apoiou a fundação, em 1963, da Banda de Música "Prof. José Agostinho", dirigida por meu pai e por meu tio Wilde Fonseca (maestro Dororó), graças à iniciativa partida dos sargentos João de Deus Damasceno e Raimundo Nonato da Costa Bittencourt, dirigentes do "Tiro de Guerra 190", de Santarém-PA, onde a banda ensaiava (ver Wilson Fonseca, em "Meu Baú Mocorongo", vol. 3, páginas 731/747).

Me entusiasmei para escrever o arranjo orquestral deste hino ao encontrar no Orkut uma comunidade dedicada ao "São Raimundo":


Logo, postei no fórum da comunidade de Wilson Fonseca (maestro Isoca), no Orkut, a letra do hino:


Na ocasião, verifiquei também que o "São Raimundo" dispõe de um 'site' na Internet:


A postagem de 9 de janeiro de 2011, no blog do jornalista Jeso Carneiro (“Pantera, 67 anos de glórias”), revelou-me a existência do blog “Boteco, Samba e Futebol... Só o melhor da vida!...”, sob a sua administração, inclusive o registro sobre o “Hino do São Raimundo Esporte Clube”:




Agradeço as referências a meu respeito.

...

Ao elaborar o arranjo orquestral do hino, lembrei-me bastante do tempo em que toquei na Banda de Música "Prof. José Agostinho" (décadas de 60 e 70 do século XX), inicialmente sax-horn mib e depois barítono sib (espécie de bombardino ou eufônio), fazendo, neste caso, o contracanto para 'bordar' a melodia principal.

No arranjo que remeto em anexo, é possível perceber claramente os 'bordados' que criei para o eufônio (bombardino), além das inserções do flautim.

Todas as vezes que escuto uma banda de música tradicional, infalivelmente me lembro de alguns de seus integrantes, com os quais toquei e muito aprendi: José Marinho Batista (requinta ou clarinete mib e sax-alto mib); Carlos Plácido de Castro (clarinete sib); Firmino Paixão, o 'Mimi', e Emanuel Vasconcelos Almeida, o 'Manduca' (sax-alto mib); Sebastião Nogueira Sirotheau, o 'Bazinho' (sax-tenor sib); Sinézio Vasconcelos de Almeida e Euclides Ramos, o 'Quidó" (trompete sib); Manuel Marques de Almeida, o 'Dudu", e Anselmo Oliveira Mota (trombone Dó); Paulo Bentes da Costa, o 'Bolero' (sax-horn mib); Adalgiso Paixão (bombardino dó); Perílio Cardoso da Silva, o 'Velho' (contrabaixo ou tuba dó); Laurimar Soares Queiroz (caixa); Nicanor Barbosa (pratos);e Rafael Santana, o 'Faiéco' (bombo).

Que saudade daquele tempo!...

A esses músicos geniais dedico, em especial, este arranjo do “Hino do ‘São Raimundo Esporte Clube’", independentemente de serem ou terem sido torcedores do 'Pantera Alvinegro' ou do 'Leão Azul' ou, ainda, de outros clubes, porque tenho certeza de que todos eles integram o time da boa música, esteja onde estiverem.

Em certa ocasião, eu escrevi o seguinte:

“Alguém poderia imaginar que o disciplinado funcionário do Banco do Brasil, que trajava paletó e gravata, sapato preto, que ficava em casa com pijama de mangas e calças compridas, aquele pacato santareno, que se tornou Ministro da Eucaristia, organista e dirigente do Coro da Catedral, chegou a vestir uma camisa vermelha e entrou na folia do carnaval, tocando o seu saxofone, como nos bailes de outrora?
Isoca ainda fez mais. Chegou a jogar futebol, com calça comprida e tudo mais, numa disputa que envolvia funcionários do Banco do Brasil. No time adversário, havia um funcionário, menos graduado, que sempre deixava a bola, de graça, para ele.
Meu pai era vascaíno e torcia pelo São Raimundo Esporte Clube, de Santarém, ao qual dedicou um hino (1969), a exemplo de Lamartine Babo, autor de famosos hinos futebolísticos. Isoca fez quase uma centena de hinos, para os mais diversos eventos e homenagens.
Meu avô (José Agostinho da Fonseca, 1886-1945) também escreveu hinos ligados ao futebol, como Foot-Ball, Hino do Tapajós Foot-Ball Clube, Santa Cruz Sport Clube, Torcedoras (letra de Felisbelo Sussuarana) e União (Esporte Clube, de Fordlândia-PA).
Na tradição da família, eu também compus diversos hinos, como Hino do América Futebol Clube de Santarém (letra de José Wilson Malheiros da Fonseca), Hino do Fluminense Esporte Clube de Santarém (letra de João Luís Sarmento), Preito ao São Francisco Futebol Clube de Santarém (letra e música), Hino do Coral de Santarém (de parceria musical com Wilson Fonseca e letra de Emir Bemerguy), Hino das Olimpíadas do Colégio Dom Amando (letra de Emir Bemerguy), Hino ao Centenário do Teatro da Paz (letra de Emir Bemerguy), Hino do Folião (letra de Felisberto Sussuarana), Junta Itinerante- homenagem ao barco da Justiça do Trabalho (letra e música), Rio Símbolo – homenagem ao rio Tapajós (letra de Felisbelo Sussuarana), Canto da Escola da Magistratura (letra do Desembargador Almir de Lima Pereira), Hino da Justiça do Trabalho (letra e música) e Hino da Escola Gaspar Vianna, de Itaituba-PA (letra de José Wilson Malheiros da Fonseca)”.
(Apud "ISOCA E LAMARTINE BABO: OUTROS CARNAVAIS", publicado no Jornal “URUÁ-TAPERA – GAZETA DO OESTE” – Belém-PA, Ano XII, edição nº 104, de janeiro/2004, p. 6; e “ISOCA: O TEU TALENTO NÃO NEGA”, publicado no Jornal “O LIBERAL”, caderno Cartaz, p. 3, edição de 24.03.2004).

(...)

Atualmente (janeiro/2011), a relação de hinos que compus ultrapassa de 40 obras.

Compositor desde 1958 (com menos de 10 anos de idade), o catálogo de minha Obra Musical registra mais de 1.000 peças, em diversos gêneros (canto, coral, piano solo e a 4 mãos, violão, banda, conjuntos camerísticos para formações instrumentais e/ou vocais e peças orquestrais), inclusive o “Hino da Justiça do Trabalho”, o “Hino da Academia Paraense de Música”, a série de "Valsas Santarenas" (atualmente, 91 peças), o ciclo de canções sobre poemas de Fernando Pessoa, o ciclo de canções dedicadas a cantoras líricas e a "Sinfonia do Tapajós".

...

Em seguida, encaminharei o arquivo "mp3" (execução simulada por computador), que apresenta um som mais qualificado do que o "midi". Deixo de enviar agora para não tornar esta mensagem muito "pesada".

Por favor, aguarde.

O mp3 do hino, com o arranjo que elaborei para Orquestra, pode também ser acessado no seguinte link:


...

Há muito que eu pretendia fazer contato com a Diretoria do Clube, justamente para enviar o arranjo do “Hino do São Raimundo Esporte Clube”.

Ainda não há gravação da música.

Todavia, sugiro que você disponibilize no site, na Internet, o arquivo do mp3 que vou lhe remeter, em seguida, e/ou o link para acesso desse arquivo, acima indicado.

Seria interessante também que a Diretoria do Clube formalizasse a oficialização do hino. Se isto ocorrer, solicito que você me remeta, por e-mail, o ato respectivo (quem sabe, uma Resolução).

Estou enviando cópia desta mensagem para meu irmão José Agostinho da Fonseca Neto (maestro Tinho), que mora em Santarém, com a sugestão de que a música seja tocada, ao vivo, pela Orquestra Jovem “Maestro Wilson Fonseca”, conforme você alude em sua mensagem, e, quem sabe, seja gravada, oportunamente.

No próximo ano de 2012, a nossa família pretende comemorar o centenário de nascimento de meu saudoso pai Wilson Fonseca (maestro Isoca) e, evidentemente, o hino não poderá deixar de ser incluído na programação.

Por favor, acuse o recebimento desta mensagem e dos anexos, para a minha tranquilidade.

Atenciosamente,

Vicente José Malheiros da Fonseca
(Belém-PA)


2ª MENSAGEM____________________

Prezado Dr. André Cavalcante,
 
Agora, envio, em anexo, o arquivo mp3 do "HINO DO "SÃO RAIMUNDO ESPORTE CLUBE" (letra e música de Wilson Fonseca, maestro Isoca), com arranjo que eu escrevi para Coro, Orquestra de Sopros, Percussão e Piano, em complemento à mensagem anterior (ver abaixo).
 
O mp3 do hino, com o arranjo que elaborei para Orquestra, pode também ser acessado no seguinte link:

 
 
Atenciosamente,

Vicente José Malheiros da Fonseca
(Belém-PA)
____________________
(CONTINUAÇÃO)

Mais uma vez gostaria de externar meus agradecimentos pessoais, assim como da Diretoria do Clube, da qual faço parte e por isso me julgo no direito e dever de representá-la, ao Dr. Vicente Malheiros pela publicação da letra do Hino e do seu belíssimo arranjo.
A mensagem será encaminhada ao Presidente da Diretoria Executiva e ao Presidente da Assembléia Geral do SÃO RAIMUNDO ESPORTE CLUBE para as devidas providências quanto à oficialização do Hino e para que sejam adotadas as medidas para sua imediata gravação e divulgação no site do Clube (www.saoraimundo.com.br).
Será uma honra ter o Hino do SÃO RAIMUNDO ESPORTE CLUBE incluído na programação do 1° Centenário do Maestro Isoca, marco maior da cultura santarena e um dos mais ilustres torcedores alvinegro.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário