terça-feira, 26 de abril de 2011

DIA DO GOLEIRO


Segundo o jornalista Paulo Guilherme, autor do Livro “Goleiros, Heróis e Anti-Heróis da Camisa 1" (Editora Alameda Casa Editorial), a idéia de criar do “Dia do Goleiro” foi do Tenente Raul Carlesso e do Capitão Reginaldo Pontes Bielinski, ambos professores da Escola de Educação Física do Exército do Rio de Janeiro.

Carlesson, inclusive, foi o primeiro preparador de goleiros a ser integrado à Comissão Técnica da Seleção Brasileira de Futebol, na Copa do Mundo de 1974 na Alemanha.

Em 14 de abril de 1975, o “Dia do Goleiro” ganhou força com a reunião de vários goleiros, ex-goleiros e pessoas ligadas ao futebol para comemorar a data, contudo, já em 1976 definiu-se como “data oficial” o dia 26.04 em homenagem ao Goleiro Manga, Campeão Brasileiro pelo Internacional de Porto Alegre naquele ano.

Vários são os goleiros que fizeram história no Brasil e no exterior como, por exemplo, Barbosa, Gilmar, Felix, Leão, Tafarel, Marcos, Rogério Ceni, Dida, Júlio César.

Para nós, contudo, o maior paredão do Brasil responde pelo carinhoso apelido de LABILÁ (foto), um gigante da pequena área, uma muralha intransponível e ídolo incontestável da imensa Nação Alvinegra.

Em seu nome e em nome dos outros atletas da posição que compõem o atual elenco profissional do SÃO RAIMUNDO ESPORTE CLUBE, Rodolfo (foto) e Ney, e seus preparadores (Ronaldo Franco e Laurildo Sarmento - Carpegiane), parabenizamos a todos os goleiros do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário