sábado, 21 de julho de 2012

DICAS GASTRONÔMICAS - RESTAURANTE "COZINHA DE BISTRÔ"


O Centro de Belém é repleto de lugares turísticos. Museus, Igrejas, Praças, Feiras, Mercados, Shoppings, Restaurantes e Bares estão entre as atrações mais procuradas pelos turistas e, de fato, vale muito a pena caminhar pela região.

É ali, próxima a Praça da República, onde se localiza o magnífico Teatro da Paz, que esta o Largo da Trindade, que nada mais é do que a pracinha em frente a Igreja da Trindade e onde fica a Sede da Seccional Paraense da OAB. No largo, também, esta o charmoso “Café Trindade”, com decoração Belle Époque.

Porém, o que me faz sair da Rodovia Augusto Montenegro, dirigir uns 10 km e

enfrentar, quando estou com sorte, pelo menos uns três pontos de congestionamentos não são os pratos sofisticados do "Café Trindade" e sim o simples, mas delicioso “Baião da Mazé”. E onde encontro esse manjar? Justamente no restaurante vizinho ao “Café Trindade” pela Ferreira Cantão, o aconchegante “COZINHA DE BISTRÔ”.


O “COZINHA DE BISTRÔ”, comandado pela Chef Rita Moraes, é a continuação, mais do que um negócio, de uma história de vida.

Iniciado pelo “GALATOIRE”, passando pelo “MALIBU”, até chegar no “CHEZ JACQUES”, a Chef Rita Moraes sempre teve a companhia do Chef Francês Jean Jacques (já falecido), que veio para Amazônia atrás da árvore da copaíba, já que era botânico de formação. O “Chez Jacques”, rapidamente caiu no gosto dos intelectuais, artistas, poetas e músicos, tendo atraído, ainda, o elenco do filme “Brincando nos Campos do Senhor”, do diretor argentino Hector Babenco, quando das filmagens em Belém.

Todas estas experiências deram à Chef Rita Moraes a segurança de criar uma cozinha autoral, simples, mas deliciosa e cheia de personalidade.



O “Cozinha de Bistrô” é uma casa aconchegante que a cada dia da semana da uma sugestão aos seus clientes, formados em sua maioria por profissionais que trabalham na região. Eu, particularmente, sempre vou às quintas quando o “Baião da Mazé” é servido acompanhado de filé, contra-filé, peito de frango ou pescada (desta vez experimentei com filé com alho). Simplesmente Delicioso!



A casa tem ainda como diferencial um atendimento atencioso e prestativo, que sempre precede os pratos principais com um caldinho servido em um mini copo americano (sempre pego o da Gigi). Vale experimentar também os sucos (recomendo o de graviola com leite).

Ah! O preço é honesto (aceita cartões de crédito) e a comida vem em porções generosas.

O restaurante “COZINHA DE BISTRÔ” é mais uma dica gastronômica que certamente vale a pena conferir.

3 comentários:

  1. Boa noite

    Um Salmo, sem motivo especifico por ter deixado no seu blogger, mas especifico para que leia, simplesmente pela leitura das Escrituras de Deus, que sempre fala ao nosso SER.

    SALMO 10

    17 SENHOR, tu ouviste os desejos dos mansos; confortarás os seus corações; os teus ouvidos estarão abertos para eles;

    18 Para fazer justiça ao órfão e ao oprimido, a fim de que o homem da terra não prossiga mais em usar da violência.

    Abraços
    Jesus Cristo te Ama!
    Ele é o Caminho a Verdade e a Vida

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o blog do amigo e resolvi fazer uma visita a partir da indicação no Twitter. Como sou apreciador de relatos descritivos sobre restaurantes, bares e culinária em geral, me senti em casa. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Gerson Nogueira. Fico honrado com a visita. A casa é nossa mesmo. Espaço arberto para seus comentários e dicas. Forte abraço.

      Excluir