quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

A JURITI - A Rainha dos Petiscos.


Sérgio e André na Juriti
A 1ª vez ninguém esquece.


Sempre que vou a SÃO PAULO conto com a hospitalidade do casal Luís Cláudio e Marinez Mendes, ele padrinho de batismo da minha esposa Giovanna, que mora em uma bela casa no aprazível bairro da Aclimação.

Em uma destas viagens tive o prazer de me encontrar com o Sérgio, irmão do Luís Cláudio, que me convidou para "tomar uma".

Assim, em uma típica e fria noite paulistana, seguimos a pé até a Avenida Lins de Vasconcelos e de lá rumamos para Rua Amarante, onde no nº 31 esta instalada "A JURITI". A primeira vista trata-se de um típico botequim de bairro, onde os moradores das redondezas tomam o tradicional chopinho antes dos almoços de domingo, contudo, o título de "A Rainha dos Petiscos" não é ostentado a toa e por isso a fama do lugar se espalhou atraindo gente de todos os cantos da cidade.

Em poucos lugares tomei cerveja tão gelada. Destaque para a deliciosa Serra Malte, raramente encontrada por estas bandas, mas, que é uma cerveja acima da média e
Serra Malte + Rã a Milanesa
Surpreendente!
para a
Original, cerveja da Antarctica, e que aos poucos vem sendo conhecida aqui no norte.

Outro destaque da casa, como acima já dito, são os petiscos. Pela 1ª vez na Juriti, deixando o preconceito de lado, experimentei uma rã. Excelente. A Giovanna, com toda frescura típica das mulheres comeu umas três.

O carro chefe dos petiscos da casa, contudo, é a famosíssima "Joana D'arc", que nada mais é do que uma calabresa assada no álcool. O prato realmente merece a fama que construiu, uma vez que possui sabor diferente, meio puxado para o álcool utilizado no seu preparo, e que é acentuado com o molho inglês do tempero. Simples e delicioso.

Vale a pena ainda experimentar os frios, o camarão frito no alho e óleo, o torresmo que vem em generosas porções e a ostra. Todos ficam expostos no salão em um balcão refrigerado que além de conservar, serve para despertar o apetite dos frequentadores.


Eu matei Joana D'arc... acompanhada
de uma Original estupidamente gelada.
Como bom colecionador, consta no meu acervo os dois cardápios das fotografias que ilustram o texto. Foram devidamente ofertados pelo proprietário da casa.

DICA: Estando na área, não deixe de conhecer o Parque da Aclimação, uma dos mais bonitos de São Paulo.

SERVIÇO: A Juriti fica no Bairro do Cambuci. Na esquina da Rua Amarante com a Avenida Lins de Vasconcelos, no nº 31. Telefone: (11) 3207-3908.

Nenhum comentário:

Postar um comentário